Gols e emoção marcaram o 1º turno da Segundona Gaúcha. Já terminou o primeiro turno da Segundona ...
Atenção alunos. As matrículas para as Pós-graduações serão feitas entre os dias 1, 2 e 6 de abril ...
Terça, 14 Maio 2013 10:58

Resgate e preservao de sementes crioulas so temas de encontro em Arroio do Meio


O município de Arroio do Meio sediará, nesta quinta-feira (16), o 6º Encontro de Sementes Crioulas. O evento ocorrerá no Salão Paroquial da Comunidade Católica, com início previsto para as 13h30. Na ocasião, haverá palestra com o tema |A força da semente crioula na América Latina|, ministrada pelo técnico agrícola Maurício Queiroz, que desenvolve trabalho na área, na Diocese de Santa Cruz. O encontro - que tem o objetivo de promover o resgate das sementes ancestrais, ajudando na sua preservação - também contará com benção ecumênica, elaboração de receitas, troca de sementes e degustação de alimentos à base de sementes crioulas.
Para o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio, engenheiro agrônomo André Michel Müller, esta é uma oportunidade para que os agricultores possam trocar experiências, obter informações e localizar as sementes que procuram. Müller explica que, muitas vezes, o produtor vai até o escritório da Emater/RS-Ascar, achando que lá poderá encontrar a semente ancestral. |Quem tem semente é o agricultor. E a troca entre eles permite esse intercâmbio, bem como a localização do produto procurado|, afirma.
O engenheiro agrônomo mostra-se satisfeito ao saber que, mesmo em tempos de transgenia ou de excessivo uso de agrotóxicos, ainda restam muitas espécies preservadas. |O mercado de commodities obrigou o agricultor familiar a modificar o seu sistema de plantio, pensando muitas vezes na lucratividade do negócio|, enfatiza. Ainda assim, ele afirma ser possível encontrar uma série de sementes de feijão, milho, batata-doce, abóbora, condimentares, entre outros. |Os próprios chefs de cozinha já percebem a superioridade alimentar proveniente desse tipo de alimento|, diz.
O encontro é promovido pelas Comunidades Católica e Evangélica de Confissão Luterana, Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude e Emater/RS-Ascar. O evento também conta com o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio ou pelo telefone (51) 3716-1180.
Programação
13h - recepção;
13h30 - Acolhida e apresentação dos participantes, com reflexão e benção ecumênica;
14h - Palestra |A força da semente crioula na América Latina|, ministrada pelo técnico agrícola Maurício Queiroz;
14h50 - Relato de experiências com as sementes e receitas dos participantes;
15h30 - Troca de sementes e degustação de alimentos de sementes crioulas;
16h - Avaliação e encerramento.
Texto: Tiago Bald
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305


Leia Mais

Authors: Secretarias da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Rio Grande do Sul

Leia mais...

Ler 235 vezes
SP_WEATHER_MIST

14°C

Jaguarão

SP_WEATHER_MIST
Umidade: 100%
Vento: N em 0 km/h
Sexta 17°C / 29°C Ensolarado
Sábado 19°C / 29°C Muito Ensolarado
Domingo 18°C / 27°C Parcialmente Nublado
Segunda 16°C / 22°C Parcialmente Nublado
Terça 17°C / 24°C Parcialmente Nublado
Quarta 17°C / 26°C Chuva pela Tarde
Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.

София plus.google.com/102831918332158008841 EMSIEN-3
1000 characters left